Postagem

Aqui é onde faço postagens de coisas que acho interessante.

Trabalhando com array no PHP

Postagem do dia 02/08/2017 na categoria PHP



Hoje vou mostrar como funciona a função array no PHP.

No PHP sempre que precisarmos manipular um conjunto de itens utilizamos a função "array",  ela nos permite criar lista simples e multidimensionais. Diariamente é comum chamarmos essas listas de array.

arraymixed $... ] )

Essa função rebece um conjunto de chave e valores como parametros ou somente valores sendo ambos separados por virgula. Vamos aos exemplos:

Criando uma lista de nomes simples:

 

O resultado da execução do script acima será:

Observe que a função adicionou uma chave para cada nome da nossa lista seguindo a ordem de inserção, com isso concluímos que para todos os itens de uma lista sempre haverá uma chave. Mesmo que não adicionemos na hora de criar nossa lista a função sempre irá adiciona-lo. Quando criamos uma lista com suas chaves núméricas dizemos que temos uma lista númérica.

 

Criando uma lista definindo chaves e valores:

 

O resultado da execução do script acima será:

Observe que desta vez criamos uma estrutura de dados mais complexa, onde armazenamos informação de uma pessoa e para isso ao invés de deixar a função array definir as chaves, defino elas na hora de informar os valores para a função "array". Isso é muito útil pois quando formos usar essa informação, conseguimos acessar exatamente qual infomação contida no array através da sua chave. Quando criamos uma lista com suas chaves sendo texto dizemos que temos uma lista associativa. Vamos aos exemplos;

Obtendo o email do usuário:

Ao executar o script acima o email "pedro@oi.com.br" será exibido, seguindo a mesma linha de raciocínio podemos acessar qualquer informação apenas informando sua chave como por exemplo ao invés de informar ( $lista['email'] ) poderíamos informar a idade ( $lista['idade'] ) e quando as chaves forem númericas como no primeiro exemplo, basta apenas informar a númeração desejada ( $lista[2] ) que conforme nosso exemplo com lista de nomes o resultado seria "Maria".

É importante ter em mente que para as listas númericas o primeiro item sempre terá a chave "0" caso deixarmos a função array gerar as chaves dinamicamente, igual no primeiro exemplo.

O array aceita qualquer tipo de informação, desde números, string, instância de objeto, resource, null, etc.. e também podemos criar arrays dentro de array. Para ilustar isso irei criar um exemplo com valores variados dentro de um array. Veja o exemplo abaixo:

 

 

O resultado da execução do script acima será:

 

Observe que conseguimos criar uma lista com informações variadas inclusive criamos um item onde sua chave é nula (Para acessar um item de chave nula basta seguir o padrão $lista[""] ou seja duas chaves sem nada dentro representando uma string vazia).

 

Fonte:
1) https://secure.php.net/manual/pt_BR/language.types.array.php

Postagem anterior:
6) http://tayron.com.br/postagem/134/ordenando-dados-com-php-usando-a-funcao-usort
5) http://tayron.com.br/postagem/134/ordenando-dados-com-php-usando-a-funcao-natsort
4) http://tayron.com.br/postagem/134/ordenando-dados-com-php-usando-a-funcao-asort
3) http://tayron.com.br/postagem/132/ordenando-dados-com-php-usando-a-funcao-krsort
2) http://tayron.com.br/postagem/132/ordenando-dados-com-php-usando-a-funcao-rsort
1) http://tayron.com.br/postagem/131/ordenando-dados-com-php-usando-a-funcao-sort



Deixe seus comentários abaixo: