Postagem

Aqui é onde faço postagens de coisas que acho interessante.

Python parte 1 - Apresentação

Postagem do dia 01/01/1970 na categoria Python



Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, de tipagem dinà¢mica e forte. Foi lanà§ada por Guido van Rossum em 1991. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation. Apesar de várias partes da linguagem possuírem padràµes e especificações formais, a linguagem como um todo não é formalmente especificada. O padrão de facto é a implementação CPython.

A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importà¢ncia do esforà§o do programador sobre o esforà§o computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico brità¢nico Monty Python, criador do programa Monty Python's Flying Circus, embora muitas pessoas faà§am associação com o réptil do mesmo nome (em português, píton ou pitão). ( Fonte )

Página oficial
Wiki em português
Instalação windows, linux e IDEs

Observação: Não irei ensinar como instalar o python, para aqueles que usam windows devem entrar no site oficial e baixar o instalador. Após instalação, abra o console do python.
Para quem usa linux, já possui o python instalado. Basta entrar no terminal e digitar python e aperte [Enter], em seguida você estará no console do python.

Comandos básico do console python:
Ctrl + L para limpar a tela do console
Ctrl + C para interromper execução do programa
Ctrl + Z ou digite quit() para fechar o console.


1. Trabalhando com variáveis
Para criar uma variavel em python basta digitar o seu nome e atribuir a ela um valor.

Exemplo:


>>> nome = "Pedrinho"
>>> sobrenome = "da Silva"
>>> print nome + " " + sobrenome
Pedrinho da Silva
>>>


Em python não é necessário informar o tipo da variável. Python é case sensitive, ou seja, diferencia letras maiúscula de minúscula. ( nome != Nome )

Vimos acima que para imprimir o nome e o sobrenome usamos o metodo print e em seguida informamos a variavel e usamos o simbolo + para concatenar com um espaà§o em branco e novamente concatenar com o sobrenome. print nome + " " + sobrenome

Há uma outra forma de fazer concatenação que é utilizando o método " ".join(), onde o " " é o que haverá entre entre os valores das variáveis.
Também fazer dessa forma: "/".join( ( "20", "01", "2013" ) ) onde o resultado será 20/01/2013

Exemplo:

>>> nome = "Pedrinho"
>>> sobrenome = "da Silva"
>>> resultado = " ".join( (nome,sobrenome) )
>>> print resultado
Pedrinho da Silva
>>>



Deixe seus comentários abaixo: